Se você está planejando se mudar para os Estados Unidos com o visto E-2, você certamente já se deparou com a questão de onde morar. Esse artigo traz uma série de dicas e websites de referência que podem te ajudar na pesquisa do local mais adequados para você e para a sua família.

Quem Somos?

A Franchise Wizards (www.franchisewizards.com) é uma consultoria de franquias nos Estados Unidos com larga experiência no auxílio de investidores internacionais que buscam oportunidades de negócios compatíveis com o visto E-2 nesse país.

Auxiliamos os nossos clientes-investidores na definição do perfil do negócio ideal e na identificação de oportunidades de franquias que apresentem as qualidades desejadas e que estejam disponíveis na região onde o cliente-investidor desejará residir.///

Acompanhamos o cliente-investidor durante todos os passos do processo de “Discovery” de uma ou mais franquias de seu interesse, de forma a garantir que as melhores práticas para a obtenção das informações necessárias para uma tomada de decisão de investimento estejam sendo praticadas.

Nossa consultoria é oferecida sem custo para o cliente-investidor, pois somos remunerados pelos cerca de 500 franqueadores que utilizam os nossos serviços de desenvolvimento e expansão de negócios.

Gostaria do nosso auxílio na identificação de oportunidades de franquia compatíveis com o visto E-2?

Faça o Download aqui – Guia do Visto E-2

Cidade Primeiro, Negócio depois

A maioria dos nosso clientes-investidores já sabem o estado em que gostariam de residir e partem da escolha da cidade.

Gostaria de chamar a atenção para o fato de que não adianta pedir ao franqueador que sugira uma cidade para você residir com a esperança de que ele indique um “Hot Market”, como já vimos em diversos casos, pois eles não o farão. Os franqueadores entendem que a decisão de onde morar é uma decisão pessoal de cada investidor pois está diretamente relacionada à sua qualidade de vida e custo de vida. A escolha de onde residir deve vir antes da escolha do negócio.

Além do mais, a maioria das franquias tem modelos de negócio versáteis o suficiente para funcionar muito bem em mercados com as mais diversas características.

Quando o franqueador nos indica que um determinado território está disponível, está implícito que aquele mercado possui a demografia que suporta a existência daquele tipo de negócio.

A decisão de onde residir passa por uma análise de diversas variáveis. Ela envolve aspectos sociais como a existência de amigos ou família já residindo em determinada parte do país, de preferências sobre o clima, sobre custo de vida, que está intimamente ligado ao custo da moradia (aluguel ou compra, não importa), que por sua vez flutua com a qualidade do distrito escolar (escolas públicas, gratuitas) que atende determinada residência.

Alguns clientes-investidores se mudam para os Estados Unidos com o visto E-2, porém ainda mantêm um negócio próprio em operação no Brasil. Para esses casos, escolher uma localização próxima a um aeroporto internacional que ofereça vôos diretos para o Brasil pode vir a ser mais um ponto a ser considerado.

 

Considerações sobre a escolha do Estado

O Estados Unidos é formado por 50 estados, cada qual com suas considerações sobre leis trabalhistas e sobre o imposto de renda estadual, além de climas, demografias e custo de vida dos mais diversos.

A maioria dos nosso clientes-investidores do Brasil normalmente escolhem alguns dos estados quentes (“cinturão do sol”), com notada preferência pela Florida.

A Florida é um excelente estado para negócios pois as leis trabalhistas são amigáveis com o empreendedor, há isenção de imposto de renda no nível estadual e o custo de vida é considerado moderado na maioria das cidades.

Outros estados do “cinturão do sol” que compartilham de características semelhantes às da Florida são: Texas e Nevada.

Considerações sobre a escolha da Região dentro da Cidade

Uma vez que tenha se escolhido a cidade, é hora de definir a região dentro da cidade em que você gostaria de morar.

Caso a família do cliente-investidor conte com crianças em idade escolar, a dica aqui é escolher a escola primeiro e só então procurar por um imóvel para alugar (ou comprar) que seja atendido pela tal escola. O valor dos imóveis varia de acordo com a qualidade das escolas públicas (gratuitas) que são servem àquele imóvel.

É comum haver diversos distritos escolares dentro de uma mesma cidade e, mesmo dentro de um distrito escolar, a qualidade das escolas públicas podem variar.

O site Greatschools.org é um excelente ponto de partida pois ele determina o ranking das escolas de uma cidade e é possível ver os comentários e críticas deixados pelos pais dos alunos que fornecem informações valiosas sobre o “clima” da escola. Escolha uma ou mais escolas com pontuação alta e então escolha a região da cidade que é atendida pela escola em questão e quando tiver a oportunidade de vir aos Estados Unidos, é sempre recomendado agendar um tour nas escolas que você estiver considerando.

 

Dados Demográficos e Clima

Os websites abaixo trazem um raio-X da demografia de cada cidade. Em alguns casos, você consegue isolar um ZIP code (código postal).

Estão disponíveis dados como distribuição da população por faixa etária, por nível de receita média por domicílio, níveis de criminalidade, dados estatísticos do mercado imobiliário, da economia local e de custo de vida.

Alguns desses sites lhe permitem comparar dados demográficos entre duas cidades lado a lado.

Cabe lembrar que esse não é um exercício de precisão. O que vale aqui é a ordem de grandeza. É possível que a data de obtenção dos dados varie de um site para o outro.

Besplaces.net

Towncharts.com

City-Data.com

Census.gov

 

Escolas

Como mencionado anteriormente, esse website é um dos melhores recursos na identificação da qualidade das escolas em uma determinada cidade, que mais tarde deverá guiar a sua busca por um imóvel para alugar ou comprar.

Greatschools.org

 

Moradia

Uma vez determinada a escola para os seus filhos, parte-se para a busca do imóvel.

Se o seu objetivo for o de comprar um imóvel, você poderá ainda contar com o auxílio de um agente imobiliário local. Esse serviço é tipicamente oferecido sem custo para você potencial-comprador. Desconfie se o agente imobiliário te representando indicar algum custo para o serviço ou ainda pedir para você assinar algum contrato de exclusividade. Não caia nessa!

Apartments.com

Zillow.com

Trulia.com

Realtor.com

Redfin.com

 

Comparativo de Custo de Vida

Os websites abaixo oferecem um comparativo de custo de vida entre cidades americanas.

Novamente, o que se busca são ordens de grandeza. Não espere precisão pois as considerações de cada website para a “cesta-básica de consumo” são as mais diversas.

https://www.bestplaces.net/cost-of-living/

https://www.bankrate.com/calculators/savings/moving-cost-of-living-calculator.aspx

https://smartasset.com/mortgage/cost-of-living-calculator

https://www.nerdwallet.com/cost-of-living-calculator

 

Considerações Finais

A mudança para os Estados Unidos é parte do objetivo de muitos brasileiros que sonham com uma qualidade de vida melhor para a sua família em um país que oferece um bom nível de segurança, além claro, um ambiente empresarial mais favorável e onde as leis funcionam.

Contém com a experiência da Franchise Wizards já durante a sua fase de planejamento.

Entre em contato conosco através do nosso website www.franchisewizards.com.

 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.