Como faço encontrar os meus primeiros clientes? Essa é uma pergunta que ouvimos muito frequentemente na Franchise Wizards, principalmente de clientes internacionais que almejam se mudar para os Estados Unidos com o Visto E-2, que é um visto de investimento.

 

Faça o Download aqui – Guia do Visto E-2

 

O que está por trás dessa pergunta é um medo do processo de vendas, seja porque esse cliente nunca exerceu um papel de vendas em sua carreira ou as vezes é um receio de alguém que ainda não se sente confortável com a língua inglesa.

 

Boa notícia! Existem diversos franqueadores que, de alguma forma, participam do processo de vendas. Contas Nacionais (Clientes Corporativos); Contas Nacionais (Concentradores); Call Center (Reativo) e Call Center (Prospectivo) são alguns exemplos dessa participação.

 

Contas Nacionais (Clientes Corporativos): Alguns franqueadores estabelecem contas nacionais com clientes corporativos que possuem diversas localizações pelos Estados Unidos. Chances são que o território que você gostaria de operar a sua unidade franqueada possua uma filial desse cliente corporativo, criando a condição ideal para que um novo franqueado consiga o seu primeiro cliente, não através dos esforços de marketing local, mas através de um relacionamento já estabelecido pelo franqueador com esse cliente corporativo em um nível institucional.

 

Contas Nacionais (Concentradores): Alguns franqueadores já têm pré-estabelecido acordos de cooperação com empresas concentradoras que passam a ser fontes inesgotáveis de clientes. Que tal um franqueador que receba cerca de 50 mil leads por ano vindos do Home-Depot? Ou uma outra que seja um provedor preferencial de serviço para o AAA (Triple A) ou ainda uma franquia que se beneficie do relacionamento estabelecido pelo franqueador com empresas de seguro? Essa modalidade é mais comum em negócios com clientes individuais (B2C).

 

Call Center (Reativo): Alguns franqueadores oferecem serviços de Call Center Reativo para os seus franqueados. Dessa forma, quando um cliente responde à uma campanha local de marketing ligando para o número de telefone anunciado, quem recebe essa ligação é um tele-marketer profissional, com inglês nativo e especializado na sua franquia. O objetivo desse Tele-marketer é o de agendar uma visita para o franqueado conhecer o potencial cliente para realizar uma cotação do serviço oferecido. Essa modalidade é mais comum em negócios com clientes individuais (B2C).

 

Call Center (Prospectivo): Alguns franqueadores oferecem um Call Center Prospectivo. Essa modalidade é mais comum em negócios com clientes corporativos (B2B) e o objetivo desse tele-marketer é fazer um primeiro contato com uma cliente potencial e oferecer o produto ou serviço mesmo que esse não tenha solicitado informações a respeito. Caso o cliente em potencial demonstre interesse no produto/serviço ofertado, o tele-marketer faz o agendamento para que o franqueado vá encontrar com o cliente e apresentar uma cotação. É o chamado “Cold Call”.

 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.